sábado, 2 de maio de 2015

Entrevista - Kleber Bustamante


Agora é a vez do Diretor de Negócios, kleber Bustamante Moreira Neto, estudante do 12º semestre da engenharia florestal na UnB, é casado, tem uma filha e uma ótima reputação, pois apesar de tantas responsabilidades, tem conseguido conciliar e se destacar profissionalmente, demonstrando competência e excelência dentro da empresa.

ECOFLOR - O que te motivou a fazer o processo seletivo da Ecoflor?

KLEBER -“O principal motivo por eu ter optado pelo processo seletivo da Ecoflor, foi ter uma aproximação com o mercado florestal, ganhando assim experiência profissional. O nosso curso na UnB exige muito na parte teórica e muitas matérias não partem para a parte prática. Então além do crescimento profissional, para mim, fazer da Empresa Júnior da Engenharia Florestal reconhecida, cria um respaldo maior para um setor florestal. Isso ajuda a própria empresa Júnior, bem como, a classe dos engenheiros florestais ter um reconhecimento maior da sua área. Pois se temos uma empresa júnior forte isso é espelhado no mercado sénior. ”

E– De que forma a participação em uma empresa Júnior contribuiu em sua vida acadêmica?

K- “Exercer a parte prática, não só ficar estudando a teoria. Tive a oportunidade de aprender a empreender, fazer acontecer, inovar e aprender aquilo que não é visto em sala de aula ”

E – Você acha que participar da Ecoflor e ser um diretor te deixou mais preparado para o mercado de trabalho?

K- “Com certeza me deixou mais preparado. Sendo de uma empresa júnior e se está inserida no Movimento de Empresa Júnior (MEJ) temos diversas oportunidades de capacitação (cursos, palestras, benchmarking, workshops), e o que é melhor, com pessoas de outros cursos, o que aumenta a sua rede de contatos melhorando sua capacidade de se relacionar com qualquer pessoa. E para montar uma empresa você deve conhecer e saber como esta deve funcionar em todas as áreas. Sempre digo na Ecoflor: Vocês devem ter isso em mente, tem que atuar em todas as áreas, tem que conhecer tudo. Já como diretor, tive experiência na tomada de decisões importantes e pude também exercer papel de líder. Além disso, e não menos importante, você deve saber se relacionar com os clientes para conseguir captar algum projeto. E foi exatamente isso que aprendi com a minha diretoria. ”

E- Você já teve alguma outra experiência na área de empreendedorismo?

K- “Desde que eu entrei na UnB eu trabalho na parte administrativo-financeira numa empresa de Consultoria de Marketing Social – Milênio Brasil, e é nela que tive minha primeira experiência empreendedora. ”

E – O que te levou a se tornar diretor da área de Negócios?

K- “Com a minha experiência, mais ou menos de um ano como consultor de negócios, me identifiquei bastante com essa área de relação com pessoas e negociação. Achei uma área fantástica, e eu resolvi que eu não poderia sair da UnB sem essa experiência. ”

E- Recentemente, você teve que fazer uma grande escolha em prol da experiência de Diretor na Ecoflor?

K- ”Sim, inclusive, foi uma escolha um pouco difícil, porque eu tive que adiar um semestre para poder me candidatar à diretoria. Mas eu teria saído muito infeliz da UNB se eu não tivesse sido diretor, pois sabia que seria uma grande experiência. ”

E – Qual o conselho que você dá para os graduandos em Engenharia Florestal?

K- “Acredito que as pessoas que estão na graduação devem tentar entender um pouco mais sobre o que é a Engenharia Florestal, tanto no sentido acadêmico, quanto profissionalmente. Digo isso, porque existem vários jeitos de você se tornar um profissional na área, você pode atuar na área pública, você pode atuar na área particular, você pode atuar em ONGs. Logo, a pessoa sem saber o que ela quer tem que ir atrás, existem diversas oportunidades: bolsas para iniciação científica, estágios em laboratórios, estágios em empresas, estágios em ministérios. Ou seja, ela tem que realmente conhecer e se arriscar, ir atrás e conhecer o mercado, fazer experimentos e saber o que realmente ela gosta, pois, a maioria das pessoas que entram na Florestal, elas entram porque gostam da natureza, mas ás vezes não sabem como vão fazer para se encher por completo. E aqui dentro da Ecoflor vocês tem a chance de atuar dentro de uma dessas áreas e realmente colocar a mão na massa, concluindo se isso é realmente o que ela quer ou não”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário