sexta-feira, 3 de abril de 2015

Estudos Ambientais

      


      Você sabe o que é EIA-RIMA? PU? PRAD? Leia um pouco sobre cada estudo ambiental abaixo.

EIA-RIMA:
É considerado impacto ambiental qualquer atividade de origem humana que causa alterações físicas, químicas ou biológicas no meio ambiente. Logo, o EIA-RIMA é um pré-requisito para realização de um projeto que irá interferir de maneira direta ou indireta o meio ambiente.
O estudo de impacto ambiental (EIA) é o conjunto de estudos realizados com o objetivo de analisar a viabilidade ambiental da execução de projetos, tais como: estradas, ferrovias, portos, aeroportos, oleodutos, gasodutos, minerodutos, linhas de transmissão de energia elétrica, obras hidráulicas, extração de combustível fóssil, extração de minério, aterros sanitários, usinas de geração de eletricidade, complexo e unidades industriais e agroindustriais, distritos industriais e zonas estritamente industriais, exploração econômica de madeira ou de lenha, projetos urbanísticos e projetos agropecuários.
Na execução do EIA é necessário um diagnostico ambiental que considere os meios: físico, biológico e sócio econômico; uma analise de impacto ambiental e suas alternativas; a consideração dos impactos negativos e um programa de monitoramento e acompanhamento. A partir disso é gerado um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) onde são dispostas as conclusões e resoluções iniciadas no EIA.

PU:
O Plano de Utilização (PU) é a elaboração de documentos segundo a legislação ambiental, onde são declaradas atividades econômicas, onde são validadas a utilização de recursos naturais de maneira sustentável. O PU deve apresentar: a caracterização da área, a localização geográfica, os fatores bióticos e abióticos, as atividades desenvolvidas no local e a infraestrutura detalhada da região.

PRAD:
O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) é a elaboração de um plano cujo objetivo é a restauração ecológica de um ambiente que sofreu algum impacto diretamente ou indiretamente. Uma área é considerada recuperada quando depois de realizado o PRAD, o ecossistema consegue se sustentar e se desenvolver com os próprios recursos naturais, sem necessidade de auxílio extra.

É necessária para a realização do plano uma visita técnica ao local para coleta de informações tais como: registro fotográfico da região, coleta de amostra do solo, localização geográfica, registro de espécies arbóreas, e a partir desses dados é feito uma análise para a implementação do projeto, considerando todas as variáveis interferentes na execução do PRAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário